O Filo Mollusca é um dos mais diversos do reino animal, com mais de 85 mil espécies descritas e presença nos ambientes terrestre, marinho e dulcícola. Os moluscos incluem caracóis, ostras, lulas e polvos, e se destacam por sua complexa organização corporal.

Características gerais dos moluscos
- Simetria bilateral
- Corpo mole, geralmente com concha (externa ou interna)
- Triblásticos e celomados
- Sistema digestório completo, com boca e ânus
- Sistema circulatório aberto (exceto em cefalópodes, que é fechado)
- Sistema nervoso variado, com cérebros bem desenvolvidos em polvos e lulas
- Sistema excretor com metanefrídios
- Sistema reprodutor sexual, com fecundação interna ou externa
- Presença de rádula (estrutura raspadora) na maioria das classes
Partes básicas do corpo dos moluscos
Em geral, o corpo dos moluscos possui três regiões fundamentais:
- Cabeça: pode conter olhos, tentáculos e boca (nem todas as classes possuem)
- Pé muscular: usado para locomoção, fixação ou captura de presas
- Massa visceral: onde se localizam os órgãos internos (digestão, excreção, reprodução)
- Manto: dobra de tecido que envolve a massa visceral e pode secretar a concha
- Cavidade do manto: abriga brânquias ou estruturas respiratórias
Em algumas classes, essas estruturas sofrem modificações marcantes.
Classes principais e suas estruturas
1. Gastropoda (caracóis, lesmas e caramujos)
- Concha espiralada (pode estar ausente nas lesmas)
- Cabeça bem desenvolvida com tentáculos sensoriais
- Pé largo e achatado, adaptado à locomoção rastejante
- Massa visceral torcionada (torção de 180° durante o desenvolvimento)
- Rádula presente
- Ex: Helix aspersa (caracol) e Limax maximus (lesma)

2. Bivalvia (ostras, mariscos, mexilhões)
- Concha formada por duas valvas articuladas
- Ausência de cabeça e rádula
- Pé em forma de machado, usado para escavação
- Brânquias muito desenvolvidas, usadas também na alimentação por filtração
- Ex: Mytilus edulis (mexilhão), Crassostrea gigas (ostra)
3. Cephalopoda (polvos, lulas, sépias)
- Cabeça bem desenvolvida com olhos complexos
- Tentáculos com ventosas, derivados do pé
- Massa visceral e manto musculoso, com movimentação por propulsão
- Concha interna ou ausente
- Sistema nervoso altamente desenvolvido, com comportamento complexo
- Sistema circulatório fechado
- Ex: Octopus vulgaris (polvo), Loligo sp. (lula)

4. Polyplacophora (quitôns)
- Concha composta por 8 placas dorsais articuladas
- Pé largo e achatado que adere firmemente a rochas
- Cabeça reduzida, sem tentáculos
- Rádula presente, usada para raspar algas
- Ex: Chiton sp.

5. Scaphopoda (dente-de-elefante)
- Concha tubular, aberta nas duas extremidades
- Pé escavador
- Sem olhos, tentáculos ou brânquias típicas
- Corpo adaptado à vida enterrada no substrato
- Ex: Dentalium sp.

6. Monoplacophora
- Concha única e arredondada
- Morfologia primitiva com órgãos repetidos (nefrídios e gônadas)
- Pé achatado e manto com brânquias laterais
- Vivem em profundidades abissais
- Ex: Neopilina galatheae

circulatório e reprodutivo.
Reprodução nos moluscos
- A maioria é dioica (sexos separados), mas alguns são hermafroditas (como caracóis terrestres)
- Fecundação interna ou externa, dependendo da classe
- O desenvolvimento pode ser:
- Direto (sem estágio larval)
- Indireto, com larva trocófora e, em muitos casos, velígera
Estagios larvais
Importância ecológica e econômica dos moluscos
- Ecológica:
- Participam da cadeia alimentar
- Realizam filtragem da água
- Servem como bioindicadores ambientais
- Formam recifes e substratos naturais
- Econômica:
- Fonte de alimento (ostras, lulas, polvos)
- Formação de pérolas (ostras perlíferas)
- Matéria-prima para botões e ornamentos (madrepérola)
- Alguns são pragas agrícolas (como lesmas em plantações)
Curiosidades
- O polvo possui três corações e pode mudar de cor e textura para se camuflar
- Algumas lulas podem atingir velocidades superiores a 30 km/h
- Caracóis terrestres respiram por um pulmão adaptado
Referências
- BRUSCA, R. C.; BRUSCA, G. J. Invertebrados. 2ª ed. Guanabara Koogan, 2007.
- HICKMAN, C. P. et al. Princípios Integrados de Zoologia. Guanabara Koogan, 2004.
- RUPPERT, E. E.; FOX, R. S.; BARNES, R. D. Zoologia dos Invertebrados. Cengage Learning, 2005.