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Filo Arthropoda

O Filo Arthropoda representa o grupo mais numeroso e diverso do Reino Animal. Com mais de 1 milhão de espécies descritas, os artrópodes estão presentes em praticamente todos os ambientes do planeta. Insetos, aranhas, crustáceos e centopeias fazem parte desse filo, cujas principais marcas são o exoesqueleto de quitina e os apêndices articulados.


Características gerais dos artrópodes

  • Simetria bilateral
  • Triblásticos e celomados
  • Corpo segmentado (tagmatização)
  • Exoesqueleto quitinoso resistente
  • Apêndices articulados
  • Crescimento por ecdise (muda da cutícula)
  • Sistema nervoso ganglionar
  • Sistema circulatório aberto (exceto em alguns crustáceos)
  • Diversidade de sistemas respiratórios:
    • Traqueias (insetos)
    • Filotraqueias (aracnídeos)
    • Brânquias (crustáceos)

Partes básicas do corpo

A organização geral do corpo pode variar entre os subgrupos, mas normalmente inclui:

  • Cabeça: com olhos, antenas e peças bucais
  • Tórax: onde se inserem os apêndices locomotores (nos insetos)
  • Abdome: região posterior com órgãos internos e estruturas reprodutivas

Essa divisão varia com o tipo de tagmatização de cada grupo (por exemplo, cefalotórax + abdome em crustáceos e aracnídeos).


Subfilos do Filo Arthropoda

Subfilo Chelicerata

  • Sem antenas
  • 4 pares de pernas (8 patas)
  • Apêndices bucais chamados quelíceras
  • Corpo dividido em cefalotórax e abdome
Partes do corpo de uma aranha
Partes do corpo de uma aranha

Classes principais:

  • Arachnida (aranhas, escorpiões, carrapatos)
  • Merostomata (caranguejo-ferradura)

Exemplo: Latrodectus sp. (viúva-negra), Amblyomma cajennense (carrapato)

 

Partes do corpo de um escorpiao

Subfilo Crustacea

Anatomis de um caranguejo

  • Maioria aquática
  • 2 pares de antenas
  • Apêndices birremes (ramificados)
  • Respiração branquial
  • Exoesqueleto geralmente calcificado

Classes principais:

  • Malacostraca (caranguejos, camarões, siris)
Anatomia de um camarao
Anatomia de um camarao
  • Maxillopoda (copépodes, cracas)

Exemplo: Penaeus sp. (camarão), Callinectes sapidus (siri)


Subfilo Myriapoda

  • Corpo com muitos segmentos
  • 1 par de antenas
  • Respiração traqueal

Dividido em:

  • Chilopoda (centopeias) – 1 par de patas por segmento, predadoras
  • Diplopoda (piolhos-de-cobra) – 2 pares de patas por segmento, herbívoros ou detritívoros

Exemplo: Scolopendra sp. (centopeia), Spirobolus sp. (diplópode)

Diferença entre Centopeias e Lacraias. Imagem: @ElfaDosinsetos (No X)
Diferença entre Centopeias e Lacraias. Imagem: @ElfaDosinsetos (No X)

Subfilo Hexapoda (Classe Insecta)

  • Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome
  • 1 par de antenas
  • 3 pares de pernas (6 patas)
  • Maioria com asas
  • Respiração traqueal
  • Desenvolvimento direto ou indireto (metamorfose)

Principais ordens de insetos:

  • Lepidoptera (borboletas e mariposas)
  • Coleoptera (besouros)
  • Diptera (moscas e mosquitos)
  • Hymenoptera (abelhas, formigas)

Exemplo: Apis mellifera (abelha), Aedes aegypti (mosquito da dengue)


Reprodução dos artrópodes

  • Maioria é dioica (sexos separados)
  • Fecundação interna na maioria dos grupos terrestres
  • Desenvolvimento pode ser:
    • Direto (sem estágio larval)
    • Indireto, com metamorfose incompleta ou completa

Exemplos:

  • Metamorfose completa: ovo → larva → pupa → adulto (ex.: borboleta)
  • Metamorfose incompleta: ovo → ninfa → adulto (ex.: gafanhoto)

Importância ecológica e econômica dos artrópodes

Ecológica:

  • Polinizadores (abelhas)
  • Decompositores (besouros, diplópodes)
  • Base da cadeia alimentar aquática (crustáceos planctônicos)
  • Controle natural de pragas (joaninhas, aranhas)

Econômica:

  • Produção de mel, cera e seda
  • Alimentos (crustáceos)
  • Danos à agricultura (gafanhotos, lagartas)
  • Vetores de doenças humanas (mosquitos, carrapatos)

Referências

  • BRUSCA, R. C.; BRUSCA, G. J. Invertebrados. 2ª ed. Guanabara Koogan, 2007.
  • HICKMAN, C. P. et al. Princípios Integrados de Zoologia. Guanabara Koogan, 2004.
  • RUPPERT, E. E. et al. Zoologia dos Invertebrados. Cengage Learning, 2005.
  • MARGARIDO, V. P. et al. Zoologia dos Invertebrados. Ed. UFPR, 2012.
  • LINHARES, Sérgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.
  • PAULINO, Wilson R. Biologia Atual. Vol. 2: Seres Vivos, Fisiologia. São Paulo: Ática, 1997.
  • CRUZ, Daniel. Os Seres Vivos. São Paulo: Ática, 1998.
  • SANTOS, Fernando S. dos; AGUILAR, João B. V.; OLIVEIRA, Maria M. A. de (org.). Biologia: ensino médio, 2º ano. São Paulo: Edições SM, 2010.

 

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